O Autocaravanismo e Parques de Autocaravanas

Turismo itinerante


O autocaravanismo é uma vertente de turismo itinerante em franco crescimento, quer pela evolução da qualidade dos veículos quer por parte do movimento dos autocaravanistas. Tem se desenvolvido na Europa no início da década de 60. As primeiras adaptações artesanais de furgões foram as “motorhomes”, que permitiam viver e pernoitar no seu interior.

 

Hoje em dia a autocaravana  possui todos os serviços básicos, luz, água e gás, cozinha, casa de banho completa, sala de jantar e quartos com os respectivos armários. Promovendo o “turismo em liberdade”, sem horas, sem destino, ao encontro do inesperado, e desfrutando daquilo que cada um mais aprecia: a Natureza.

 

A autocaravana é um veículo com existência legal, homologado para servir de habitação temporária e em consequência, tem, pelas suas características específicas, necessidades de manutenção periódica que se traduzem apenas no despejo dos depósitos de águas cinzentas e de águas negras ou fecais e ainda no abastecimento de água potável.

Os parques de autocaravanismo facultam a possibilidade de estacionamento. As viaturas possam realizar as suas manutenções periódicas. Estas áreas de serviço e de pernoita para autocaravanas são infra-estruturas básicas de apoio ao turismo e promovem um desenvolvimento regional sustentável. São um instrumento de ordenamento urbano dos locais mais procurados pelos autocaravanistas. A criação de infra-estruturas de apoio ao turismo coloca Figueira no mapa europeu das localidades amigas e divulgadas pelos autocaravanistas.

 

>> Como chegar ao Figueira Caravan Park